Editorial

Invictas é um projeto que nasceu da unidade curricular de Laboratório de Ciberjornalismo, do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Um jornal com recorte de género, que tem como objetivo dar voz e visibilidade às mulheres, trans e cis, que fizeram – e ainda fazem – a história da Cidade Invicta, como o Porto é conhecido.

Por séculos as mulheres foram invisibilizadas, tiveram suas vozes caladas e foram relegadas a um papel secundário na sociedade, fruto de uma cultura machista e patriarcal. No entanto, nas últimas décadas, o movimento feminista tem lutado para mudar essa realidade. O blog serve como mais uma iniciativa em meio a um ecossistema de mulheres que buscam protagonismo e igualdade e visa dar voz e empoderamento a todas que carregam séculos de opressão.

Invictas surge a partir da ideia de contar histórias das mulheres do Porto e no Porto, batalhadoras e determinadas a encontrar seu espaço de fala. Contamos histórias das imigrantes que vivem no Porto, e demos espaço para que elas mostrem como lidam com uma sociedade ainda fortemente patriarcal estando em uma posição que carrega vulnerabilidade – a de estrangeira. Jogamos luz também na toponímia portuense, que privilegia fortemente a homenagem aos personagens masculinos da história da Invicta.

Dedicamos um espaço carinhoso para Gisberta, mulher trans, brasileira, torturada e morta no Porto, que se tornou exemplo de luta pelos direitos LGBTI na cidade e inspirou tantas mulheres a não se calarem diante das injustiças. Destacamos também as protagonistas do desporto e aquelas que estão a modernizar um ritmo tão português e tão feminino que é o fado.

Esperamos que a partir das experiências compartilhadas no blog, seja possível entender um pouco mais sobre a luta das mulheres por igualdade.

Boa leitura,

Equipa Invictas
Anderson Araújo
Andressa Dantas
Janaína Silva
Leilane Menezes
Luísa Torre